Warning: include(/home/httpd/vhosts/magalicapoeira.com/httpdocs/wp-content/plugins/redirection/models/log.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/httpd/vhosts/magalicapoeira.com/httpdocs/wp-content/plugins/redirection/redirection.php on line 25

Warning: include() [function.include]: Failed opening '/home/httpd/vhosts/magalicapoeira.com/httpdocs/wp-content/plugins/redirection/models/log.php' for inclusion (include_path='.:.:') in /home/httpd/vhosts/magalicapoeira.com/httpdocs/wp-content/plugins/redirection/redirection.php on line 25
Música na capoeira | Mestra Magali - Capoeira Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Música na capoeira

Música na capoeira

A música é um componente fundamental da capoeira. Ela determina o ritmo e o estilo do jogo que é jogado durante a roda de capoeira. A música é composta de instrumentos e de canções, podendo o ritmo variar de acordo com o Toque de Capoeira de bem lento (Angola) a bastante acelerado (São Bento Grande).

Muitas canções são na forma de pequenas estrofes intercaladas por um refrão, enquanto outras vêm na forma de longas narrativas (ladainhas). As canções de capoeira têm assuntos dos mais variados. Algumas canções são sobre histórias de capoeiristas famosos, outras podem falar do cotidiano de uma lavadeira. Algumas canções são sobre o que está acontecendo na roda de capoeira, outras sobre a vida ou um amor perdido, e outras ainda são alegres e falam de coisas tolas, cantadas apenas para se divertir. Os capoeiristas mudam o estilo das canções freqüentemente de acordo com o ritmo do berimbau. Desta maneira, é na verdade a música que comanda a capoeira, e não só no ritmo mas também no conteúdo. O toque Cavalaria era usado para avisar os integrantes da roda que a polícia estava chegando; por sua vez, a letra é constantemente usada para passar mensagens para um dos capoeiristas, na maioria das vezes de maneira velada e sutil.

Os instrumentos são tocados numa linha chamada bateria. O principal instrumento é o berimbau, que é feito de um bastão de madeira envergado por um cabo de aço em forma de arco e uma cabaça usada como caixa de reverberação. O berimbau varia de afinação, podendo ser o Berimbau Gunga (mais grave), Médio (médio) e viola (mais agudo). Os outros instrumentos são: pandeiro, atabaque, caxixi e com menos freqüência o ganzá e o agogô.

Facebook Twitter Feed RSS Mapa do site

Pesquisar no site:

Empresas parceiras

Parceiras